Câmara de Caxias do Sul lança ferramenta digital para divulgar discursos em plenário
O registro e a divulgação de pronunciamentos de vereadores no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul entraram em uma nova era neste 7 de abril. Foi lançado Parlavox, plataforma multimídia que reúne vídeos, áudios e textos dos discursos dos vereadores de Caxias do Sul em plenário. A partir de agora, em alguns cliques, a população passa a ter acesso a todas as manifestações dos parlamentares em plenário.
A novidade foi apresentada a jornalistas da região durante o programa Câmara Convida. Profissionais de imprensa de Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos, Monte Belo do Sul e Coronel Pilar conheceram o funcionamento do legislativo e viram a apresentação do Parlavox. A Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul foi representada pelo Presidente Nilso Cavaleri e seus assessores.
Primeiro, o grupo foi recepcionado na sala de reuniões pelo presidente Felipe Gremelmaier/PMDB, o vice-presidente Alberto Meneguzzi/PSB, o presidente da Ari Serra Gaúcha, Evandro Fontana; o chefe de Comunicação, Paulo Cancian, os vereadores Gustavo Toigo/PDT e Paulo Périco/PMDB e outros servidores.
Em seguida, os convidados percorreram o prédio para conhecer os setores administrativos, legislativos, gabinetes e outras dependências. Por último, ocuparam o plenário, onde assistiram ao lançamento do Parlavox.
A ferramenta digital possibilita que qualquer cidadão acesse no site do Legislativo as manifestações — por escrito e em imagens — dos parlamentares nas sessões. Estão disponíveis as reuniões desde o dia 1º de janeiro deste ano. É possível compartilhar o material nas redes sociais além de enviar por e-mail.
O trabalho foi desenvolvido pelos setores de informática, taquigrafia e comunicação nos últimos três meses. Nas próximas semanas, o Parlavox passará a disponibilizar também os resultados das votações de proposições, que incluem projetos, requerimentos, moções e votos. A economia gerada com a utilização de mão de obra própria é estimada em, no mínimo, R$ 150 mil.
Acesse o Parlavox clicando no link: http://www.camaracaxias.rs.gov.br/atividadelegislativa
Conforme o presidente da Câmara, Felipe Gremelmaier (PMDB), a intenção com a nova ferramenta é dar maior transparência ao trabalho do Legislativo, poder responsável por elaborar leis e fiscalizar o Executivo. Hoje, os discursos e votações estão disponíveis no site da Câmara, mas não de forma agrupada.
Além disso, o Parlavox promete facilitar o trabalho dos veículos de comunicação, que diariamente recorrem à assessoria da Casa para obter informações sobre as sessões.
O Parlavox será apresentado durante o Congresso da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em julho, em Foz do Iguaçu (PR). Já há câmaras municipais interessadas em copiar a ideia.
No encerramento, o chefe da Comunicação concluiu “O Parlavox é um momento especial, que compartilha talentos da Casa. Pela primeira vez, a Câmara abre suas portas à imprensa, pela transparência da nossa comunicação que, conforme acordamos com os vereadores, trabalha com critérios jornalísticos. O critério político não é o determinante, mas sempre levando em conta a preocupação de dar espaço igual a todos os parlamentares”.
“Agradecemos a oportunidade em conhecer o funcionamento do legislativo e a apresentação do Parlavox. Sempre é importante e válido temos mais conhecimentos. A ferramenta certamente trará agilidade na divulgação das informações e transparência parlamentar”, disse Nilso Cavaleri Presidente da Câmara de Vereadores Monte Belo do Sul.
A Evolução dos Registros da Câmara
1892 – As reuniões do parlamento começam a ser registradas de forma manuscrita no “Livro para o lançamento das atas do Conselho Municipal de Caxias”.
1947 – Promulgada a Constituição de 1946, retomam-se os trabalhos legislativos, interrompidos durante o exercício do Estado Novo (1937-1945). Em 29 de novembro, 11 vereadores eleitos são diplomados para compor a primeira legislatura da Câmara Municipal. A primeira sessão é datilografada, método que viria a ser utilizado até 1974.
1974 – Na VII Legislatura, a sessão ordinária de 1º de março marca o início de uma nova forma de registro das atividades plenárias. Implanta-se o serviço de taquigrafia, com confecção dos anais registrando a íntegra das ações parlamentares.
1991 – Encerra-se o registro de anais por meio de datilografia.
1992 – A Câmara Municipal adota o sistema digital para o registro dos documentos parlamentares. A partir de gravações dos áudios, o setor de taquigrafia transcreve anais.
2012 – A partir do trabalho do Setor de Registros e Revisão de Anais, os pronunciamentos são disponibilizados em formato digital, no portal do Centro de Memória.
2017 – O Legislativo dá importante passo no registro, transparência e divulgação seu trabalho. Lança a plataforma Parlavox, no site camaracaxias.rs.gov.br. Ele disponibiliza vídeo, áudio e texto dos pronunciamentos dos parlamentares.
<a href="http://watergraphs.com/[…]/#">paper writing service</a> Additionally, we offer aid that benefits clients with part-time jobs, adult clients with children, and customers that are moving through difficult personal strains.
<a href="https://caasimo4evers.com/#">play casino</a> Live roulette games do of course come in lots of different categories and there are lots of different variants available, so try and pick out the best playing and paying ones and master playing them via the free play versions of the games first to get used to playing them all optimally!