Audiência apresenta Relatório de Gestão Fiscal do 1° Quadrimestre de 2020

por Juliana Scaravonatti publicado 02/06/2020 17h31, última modificação 02/06/2020 17h31

A Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, em audiência durante a terça-feira, 19 de maio, debateu o Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2020. Também foi apresentado os Relatórios de Gestão do 1º quadrimestre de 2020 e SARGSUS da Secretária de Saúde e Assistência Social.
Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o contador do município, Ernani Steilmann destacou o compromisso da gestão municipal com a eficiência fiscal e como a estabilidade financeira do Município nos quatro primeiros meses de 2020, a fim de divulgar à comunidade os valores gastos.
Na apresentação do relatório, o contator reforçou que a pandemia gerou um momento de resiliência fiscal no Município. A despesa fixada para o 1º quadrimestre R$ 5.716.671,24 e realizada R$ 6.139.299,72, uma diferença de R$ 422.628,48, percentual a mais, do que havia sido previsto. Alguns fatores que elevaram esse acréscimo em relação ao previsto, um deles é o recebimento de uma emenda parlamentar de R$ 200.000,00 que entrou nos cofres públicos em janeiro deste ano, que está relacionado as transferências correntes. Outras receitas correntes, R$ 128.000,00 uma compensação de receita com INSS, onde foi feito um estudo e um calculo e apurou-se que o município havia feito pagamentos a maior para o INSS, relativo ao fator risco acidente de trabalho e no mês de março houve compensação. Estes são alguns fatores que elevaram o acréscimo da receita fixada em relação a receita realizada.
Sobre o relatório de gestão da Saúde, relativo ao 1º quadrimestre, temos três fontes de receitas: a municipal, a federal e a estadual.
Ouça na íntegra a apresentação do relatório clicando no link: