Candidatos eleitos em 2024 são diplomados

por Juliana Scaravonatti publicado 17/12/2024 14h30, última modificação 17/12/2024 18h06
Entrega dos diplomas aconteceu na Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul

A cerimônia de Diplomação dos Eleitos 2024 ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 17 de dezembro na Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul. Na ocasião, o prefeito municipal Jorge Benvenutti, o vice-prefeito Eder Angelo Zaffari, a vereadora Viviane Ceriotti (251 votos), a vereadora Marciana Perin Tasca (219 votos), o vereador Jamil Buza (215 votos), o vereador Adair Cecconi (212 votos), o vereador Aristides Fantin (192 votos), o vereador Luciano Bombassaro (186 votos), o vereador Vitor Perin (182 votos), a vereadora Ana Maria Somensi Bruschi (181 votos) e a vereadora Gessica Batistelo Panizzi (140 votos) receberam seus diplomas. Também foram diplomados a primeira suplente a vereadora Nádia Elisabet Faccin Faé (175 votos) pelo partido Movimento Democrático Brasileiro, o primeiro suplente pelo partido Progressistas Moisés Ivo Rossato (113 votos), o segundo suplente Ademir Ferro (106 votos) pelo partido Progressistas, a segunda suplente pelo partido Movimento Democrático Brasileiro, Marinez Berseli Zanchet (98 votos), o terceiro suplente vereador Aluisio Corbelini (97 votos) pelo partido Progressistas e o terceiro suplente pelo partido Movimento Democrático Brasileiro, William Gabriel (79 votos).
A mesa de honra estava composta pelas seguintes autoridades: a Juíza Eleitoral e Presidente da Junta Eleitoral de Monte Belo do Sul, Dra. Fernanda Ghiringhelli De Azevedo, a Promotora Eleitoral, Dra. Lisiane Messerschmidt Rubin, membros da Junta eleitoral, Newton Correa Brigoni e Dulce Fátima Balbinot Costa. Também se fez presente Ricardo de Abreu, chefe do Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves.
Após a execução do Hino Nacional, a Juíza Eleitoral e Presidente da Junta Eleitoral de Monte Belo do Sul, Dra. Fernanda Ghiringhelli De Azevedo declarou aberta a sessão solene e proferiu seu discurso. Primeiramente, saudou todos os presentes. Enalteceu a importância da diplomação como sendo o ápice do processo eleitoral, do reconhecimento da vontade do eleitor expressa nas urnas. A Diplomação é o ato público pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos que se habilitam a exercer o mandato político que postularam a partir do registro de suas candidaturas. Fez um amplo agradecimento a todos que colaboraram com a preparação e execução das Eleições de 2024: servidores e colaboradores do TRE-RS.
Em seguida, teve início a entrega dos diplomas, na seguinte ordem: primeiros suplentes, segundos suplentes, terceiros suplentes, vereadores, vice-prefeito e prefeito.
Por fim, o Hino Rio-Grandense foi executado e a Dra. Fernanda Ghiringhelli De Azevedo, Promotora Eleitoral e a Juíza Eleitoral e Presidente da Junta Eleitoral de Monte Belo do Sul, Dra. Fernanda Ghiringhelli De Azevedo encerram a solenidade com discursos.
Os diplomas impressos não entregues na cerimônia presencial estarão disponíveis para serem retirados no cartório eleitoral responsável pela diplomação (no caso de Bento Gonçalves, 8ª Zona Eleitoral) a partir do 07 de janeiro de 2025 ou, ainda, na internet no dia seguinte à data da diplomação, para baixamento do arquivo pelo interessado em Download de Diplomas, https://diplomas.tre-rs.jus.br/
Nessa situação, caberá ao interessado providenciar a sua impressão por conta própria, se for o caso. Suplentes até a terceira colocação igualmente poderão receber o diploma impresso no mesmo cartório ou optar pelo arquivo assinado eletronicamente pela autoridade competente no link referido.
Os demais poderão requerer certidão, protocolizando pedido no serviço de protocolo do TRE.