Eder Angelo Zaffari, vereador Presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul participa do Polentaço
O município de Monte Belo do Sul volta a sediar o Polentaço. A 11ª edição do evento gastronômico que aconteceu no final de semana dos dias 21 e 22 de maio, na praça central da cidade.
O vereador e Presidente do Legislativo do município, Eder Angelo Zaffari e demais vereadores participaram das várias atrações artísticas gratuitas que aconteceram na Praça central. Prestigiando o evento a Sra. Lucia Carteri Colto, 80 anos, vinda do Rio de janeiro, tia de Natalina J. Carteri Zaffari, mãe do vereador Eder Angelo Zaffari, que foi umas das turistas que visitaram o município, além dos sobrinhos e amigos que acompanharam as festividades.
Durante os dois dias de programação, o evento distribuiu mais de quatro mil porções gratuitas de polenta aos visitantes. Servidas com molho, elas são resultado do preparo de 1,6 mil quilos do alimento considerado um símbolo da cultura italiana. Foram tombados 800 quilos da mistura de farinha de milho com água e sal em cada dia do evento, no sábado, às 14h45min, e no domingo, às 14h30min.
Para o Presidente do Legislativo, Eder Angelo Zafari “Nosso município e seus empreendedores ganham muito com eventos que transmitem nossa essência e, ao mesmo tempo, celebram o produto gastronômico que é símbolo da nossa cultura, a polenta, valorizando os empreendedores e os munícipes que participam”, destaca o montebelense.
Durante o Polentaço também ocorreu a 9ª Festa do Agricultor, que oferece aos visitantes produtos coloniais e de artesanato, além da produção pela qual o município é conhecido, como objetos de tanoaria e cutelaria, sem contar os vinhos e espumantes da região. No local, houve (expositores) barraquinhas que ofereceram pratos gastronômicos, destacando no menu diversos tipos de cardápio à base de polenta.
Após dois anos convivendo com as restrições da pandemia, finalmente o evento retornou e Monte Belo do Sul tem investido fortemente em turismo nos últimos anos, consolidando um projeto de promoção e valorização do empreendedor local. E como Presidente do Legislativo, não poderia deixar de falar do colega e amigo Onecimo Pauleti, que faleceu em decorrência de complicações causadas pela covid, que completará um ano no próximo mês. Pauleti estava sempre preparado para qualquer coisa no município, defendia Monte Belo do Sul com unhas e dentes, estava sempre disponível, independente da hora, e no Polentaço era marca registrada — lamenta o presidente da Câmara de Monte Belo, que conviveu com Onecimo na política por vários anos.
Esculturas de polenta celebram cultura
Quem visitou o Polentaço no domingo (22), pôde ver de perto as obras premiadas na edição deste ano da Exposição de Esculturas feitas com polenta, uma das únicas mostras do gênero no mundo. Entre as 41 inscritas nesta edição, a campeã foi a obra ‘Imigração Italiana, o embarque em Gênova, no navio Colomba’, assinada pela Comunidade São Pedro – que recebeu o troféu Cagliera D’oro. A segunda colocada foi ‘A colheita do milho’, de autoria da Confeitaria Benvenutti, e premiada com a Cagliera Dargento. A escultura ‘Velho Casarão’, do Sítio Pitanga Nativa, ficou com a Cagliera Di Bronzo, na terceira colocação. O Troféu destaque, a Cagliera Nera, foi para a Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, com a obra ‘La casa del Nonno Bépi’, feita apenas com polenta. As vencedoras receberam, também, prêmios das empresas Multimóveis, Decibal Móveis, Carraro Móveis, Vinícola Cavalleri e Loja Carol Modas.