Presidente do Legislativo participa de Audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Na sequência da reunião do Parlamento Regional, na tarde da sexta-feira, 15 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, Onecimo Pauleti (PMDB) e os representantes do poder Legislativo de nove cidades da Serra Gaúcha se somaram a secretários municipais e gestores hospitalares, para tratar sobre a situação financeira dos hospitais que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Renato Oliveira/PCdoB, na sala das comissões da Casa.
A plenária contou com a presença da coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, da diretora financeira da Secretaria Municipal da Saúde caxiense, Patrícia Todero, da diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra) de Caxias do Sul, Marguit Meneguzzi. Participaram, ainda, membros do Conselho Municipal da Saúde, do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), a diretora financeira do Hospital Virvi Ramos, Cristiane da Rocha Rosa, e o superintendente do Hospital Pompéia, Francisco Ferrer.
Na ocasião, Ferrer expôs a situação financeira do Hospital Pompéia, que atua com o atendimento da média e alta complexidade do SUS. O gestor apontou dois gargalos do SUS: os problemas de financiamento e a organização. “Essa iniciativa do Parlamento Regional é muito feliz e oportuna, porque não existe outra solução que não seja a região da Serra se dar as mãos entre Legislativos, Executivos e o governo do Estado, para restabelecer a unidade da rede de sustentação ao SUS”, salientou.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo caxiense, vereador Renato Oliveira/PCdoB, o encontro foi oportuno para o conhecimento de realidades, não só de Caxias, mas, também, de outras instituições da região. “A situação é grave, porque não atinge somente um município, mas, sim, toda a Serra. O debate foi aberto, vamos dar continuidade, porque acreditamos num desfecho que venha a contribuir com as cidades”, completou.
A principal deliberação da audiência pública foi a realização de novo encontro do Parlamento Regional, em data a ser confirmada no início de julho, com a participação dos Legislativos, Executivos e o governo do Rio Grande do Sul. A intenção é que esse encontro seja realizado em Caxias do Sul.