Vereadores participam do 2º Ciclo de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha
No final da tarde de quarta-feira, dia 02 de maio, os vereadores da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, vereador presidente Onecimo Pauleti, vice-presidente vereador Nilso Cavaleri, vereador Aristides Fantin, vereador Lademir Moro e vereador Silvio Cesca, agricultores e autoridades participaram do primeiro evento do 2º Ciclo de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha, no salão Paroquial de Monte Belo do Sul. No total serão sete encontros com produtores, pesquisadores, arquitetos e agentes de segurança para discutir a ‘Defesa da Propriedade Rural – Legislação, Fiscalização e Segurança. Para o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha “é de extrema relevância os encontros para questionamentos e o andamento de ações de defesa da propriedade rural. Queremos ter um espaço para avaliar as dificuldades e gargalos existentes, que a gente possa levar as autoridades para a defesa dos agricultores na legislação, fiscalização e segurança”, destacou Elson Schneider.
O engenheiro agrônomo, doutor em Entomologia, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Marcos Botton – explanou sobre: Qual a importância da rastreabilidade para os agricultores? E destacou aspectos necessários da rastreabilidade, com monitoramento contínuo e compartilhamento de dados, que garante mais segurança no consumo de frutas, legumes e verduras.
A arquiteta e urbanista, Vanja Hertcert, que há 20 anos atua em empreendimentos de agronegócio em várias regiões do Brasil e é representante técnica do Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos falou sobre a “Legislação para usos e ocupações de áreas rurais”, com foco no Plano Diretor. Ainda dentro da legislação em vigor que atinge o zona rural o assessor do setor do Meio Ambiente do Sistema Farsul, Marcelo Camerdelli Rosa, expôs a Resolução do Consema 372/2018 – Atividades Passiveis de Licenciamentos Ambientais no RS.
A Advogada do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elaine Burtet explanou sobre identificação dos órgãos Fiscalizadores nas Propriedades Rurais onde ponderou sobre a importância dos proprietários buscarem informações junto aos órgãos competentes.
Ao final do encontro o tenente coronel da Brigada Militar e assessor de Segurança da Farsul, Jerônimo Ferreira Barbosa abordou a “Segurança na Propriedade Rural”.
O Ciclo é organizado pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha, com apoio institucional das Prefeituras de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira, IFRS, Emater e Embrapa Uva e Vinho. Além dos apoiadores: Ibravin, Governo do Estado RS, Sicredi, Grupo L. Formolo, Sistema Farsul, Ace Fibras, Magnojet e Scaldo Som e Luz.
Agende-se
9 de maio – 18h, no salão paroquial de Pinto Bandeira
16 de maio – 18h, no salão da comunidade Graciema Baixa, Santa Tereza
23 de maio – 18h, no salão da comunidade de Santo Antônio de Castro, Carlos Barbosa
30 de maio – Encerramento, às 13h30min, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento